terça-feira, 28 de abril de 2015

O preço de uma escolha

O preço de uma escolha

Título original: If these walls could talk (EUA, 1996)
Direção: Cher e Nancy Savoca
Elenco: Demi Moore, Sissy Spacek e Cher
Gênero: Drama



Sinopse: O aborto é o tema comum de três histórias passadas em diferentes ocasiões: em 1954, jovem viúva recorre ao aborto quando fica grávida do cunhado, meses após a morte do marido; em 1970, família decide se a mãe, que já tem 4 filhos, deve dar à luz o quinto; e nos anos 1990, jovem que engravidou de professor chega à clínica em meio a uma manifestação.

Fazer ou não um aborto? Esse é o tema do filme “O preço de uma escolha”.

A decisão pelo aborto nunca é fácil. Apesar da legislação brasileira não permitir, o aborto é praticado no Brasil sim! Seja por mulheres de alta ou baixa classe social, por adolescentes, jovens ou adultas, em boas condições de higiene ou não, com anuência ou não do parceiro. É uma questão de saúde pública!

Vale deixar claro que o aborto não é um método de anticoncepção. O Aborto é a interrupção provocada ou espontânea da gravidez. A sociedade condena sua prática, porém não promove educação sexual. O primeiro passo é falarmos sobre o tema. Esse é o ponto alto do filme, promover reflexões sobre a prática do aborto e suas consequências.

A prática clínica confirma que o aborto pode desencadear algumas dificuldades psicológicas e sexuais na mulher, como: queda da auto-estima, perda do desejo sexual, aversão ao companheiro, culpa, frustração, doenças psicossomáticas e depressão. Causando, assim, dificuldade de aceitação, dificuldade de relacionamento e disfunção sexual.

O aborto é, sem dúvida, uma situação geradora de stress e ansiedade. É importante que a mulher, ao reconhecer alguma dificuldade procure ajuda especializada.  Para você pensar melhor sobre a questão, faço a indicação do filme “O preço de uma escolha”. Pense em saúde da mulher e qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário