quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Um olhar do Paraíso


Título no Brasil:  Um Olhar do Paraíso
Título Original:  The Lovely Bones (2009)
País de Origem:  EUA / Reino Unido / Nova Zelândia
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 135 minutos
Direção: Peter Jackson

Trailer do filme Um Olhar do Paraíso

“Tinha 14 anos quanto fui assassinada...” assim se inicia a história de Susie. Sua vida cheia de promessas é interrompida por um ato criminoso e doentio. Ainda presa à memória, ao amor e à esperança, Susie não faz a passagem (misterioso espaço entre a Terra e o Céu). Mas precisa fazer uma escolha: buscar por vingança ou ver seus familiares e amigos seguirem em frente, viverem.

Assistir a esse filme foi, para mim, um exercício de desapego da ciência. Então, para que eu pudesse aproveitá-lo foi preciso me permitir fazer parte do Paraíso de Susie. E também de seu sofrimento e dramas. A narração da própria personagem me “induziu” a entrar, fazer parte, do seu drama.

As belas e coloridas paisagens mais a simbologia nos leva da fábula ao criminal. Flutuamos nas esperanças da adolescente diante do mundo do qual ela foi bruscamente retirada. Por momentos pensei estar dormindo dentro de um sonho.

Fazer parte do sonho dela me fez lembrar os meus sonhos e a minha ideia de Paraíso. Paraíso – independente da religião (crença), ou do nome dado a ele, cada um de nós temos a sua representação do Paraíso.

Para conhecer melhor sobre a morte, o morrer e o luto:
Livro: Sobre a morte e o morrer
Elisabeth Kübler-Ross
Editora Martins Fontes



Nenhum comentário:

Postar um comentário