quarta-feira, 23 de março de 2011

Cidade dos sonhos

Título original: Mulholland Drive
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: David Lynch
Atores: Justin Theroux, Naomi Watts, Laura Harring, Ann Miller.
Duração: 145 min
Gênero: Drama
Cidade dos Sonhos - Trailer
Cidade Dos Sonhos - Llorando


Após uns dias me preparando para assistir ao David Lynch (sim, me preparando!) hoje assisti ao filme Cidade dos Sonhos. Acredito que pela 4ª. vez. Cada uma das vezes fui percebendo mais a simbologia do filme.

Lembro-me sempre da primeira vez que assisti ao filme. Foi no cinema. Ao sair da sala de exibição, onde fique sentada por quase duas horas e meia, grudada na cadeira e com total atenção, dirigi-me direto ao banheiro e o que eu mais ouvia foi “não entendi nada”. Como tinha lido uma entrevista do David Lynch dizendo "não tentem entender meu filme", fiquei tranquila na minha incompreensão e inquietude. Impossível ficar indiferente!

“Cidade dos sonhos” tem um roteiro enigmático. Deixe-se levar... Tendo sempre atenção aos cenários e às metáforas. De forma ‘seca’ poderia dizer que o filme é metalinguístico, ou seja, é um filme que retrata como fazer um filme. Mas, prefiro dizer que sonho e realidade misturam-se. Bem como o amor e o ódio, aliado ao ciúmes.

Na minha tentativa, mais uma vez, de desvendar David Lynch pude ver que as pistas não são tão simples como parecem. Mas, desta vez prestei mais atenção às cores dos ambientes. Sonho e realidade diferenciam-se pelas cores ora vibrantes ora pastéis. As roupas também são marcadores de tempo. Segui também as xícaras de café e sempre olhei para a chave azul.

Os elementos marcadores, característicos de David Lynch, podem ser tanto os escapes da realidade quanto o retorno à realidade. No filme têm telefones preto e amarelo, relógios, cortinas vermelhas, cinzeiros, cafés. Fique atento(a)!

A música do Club Silencio é penetrante... E me fez pensar se tudo não passava de uma gravação, apenas.

Mais uma vez me ficam algumas dúvidas: Quem é o/a detentor(a) da caixa azul? Da realidade? Quem tudo controla?

Nenhum comentário:

Postar um comentário