domingo, 2 de outubro de 2011

Teatro

Mesmo sendo um blog sobre cinema, hoje me permito postar sobre uma peça de teatro.


Depois Daquela Viagem: viver, fazer e acontecer – na companhia de um vírus chamado HIV

por Dib Carneiro Neto

O que mais me impressionou no livro best seller de Valéria Piassa Polizzi, DEPOIS DAQUELA VIAGEM (editora Ática), foi a palavra VIDA. Uma adolescente de 16 anos nos ensina o que deveria ser óbvio ululante: que um portador do vírus da aids pode, sim, usar muito mais o verbo VIVER do que o verbo MORRER em seu vocabulário. Pode, sim, fazer planos, fazer sexo, fazer amigos, fazer viagens, fazer, fazer, fazer...e acontecer.

Esta lição impactante e totalmente solar me fez voltar todos os esforços criativos de dramaturgo-aprendiz para uma adaptação teatral que fosse – como o livro de Valéria, como a VIDA de Valéria – um convite ao sol. Here comes the sun...

Valéria joga a vida para a frente, e seu livro tem um frescor narrativo que é impressionante. Por isso, procurei sugerir linguagens e estéticas que se aproximassem o mais possível da energia da juventude e desse lindo relato autobiográfico ‘imberbe’, carregado de hormônios e acnes, transbordante de cólicas, dúvidas e descobertas.

Autor: Dib Carneiro é o autor da peça Depois Daquela Viagem, foi editor do “Caderno 2” do jornal O Estado de S.Paulo por quase vinte anos e integra a Associação Paulista de Críticos de Arte  

Fonte:http://www.agenciaaids.com.br/


Vídeo de divulgação do espetáculo teatral 'Depois Daquela Viagem', obra adaptada do livro homônino de Valéria Polizzi.

A peça conta como a infecção pelo HIV mudou a rotina da autora. 'Depois Daquela Viagem' mostra as memórias de infância, o convívio com os médicos, a ida aos Estados Unidos, entre outros momentos da vida de Valéria.








Um comentário:

  1. Oi Carol! Li esse livro quando tinha uns 14 anos e me marcou bastante, se a peça vier a BH pretendo assistir. Parabéns pelo blog!!
    Beijos
    Marina Freitas

    ResponderExcluir