quinta-feira, 23 de maio de 2013

Terapia de Risco



Título original: Side Effects
Título no Brasil: Terapia de Risco
Gênero: Suspense
Duração: 106 min.
Origem: Estados Unidos (2013)
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns
Terapia de Risco - Trailer Legendado


Sinopse: Side Effects é um suspense ambientado no mundo da psicofarmacologia - a relação entre alterações de humor e comportamento e o uso de substâncias químicas. A trama acompanha uma mulher, Emily Hawkins (Mara), que toma diversos remédios para conter a ansiedade relacionada à saída do seu marido (Channing Tatum) da prisão. Catherine Zeta-Jones e Jude Law interpretam a dupla de médicos que cuida de Emily.

O novo filme de Steven Soderbergh “Terapia de Risco” é um intrigante thriller psicológico. Retrata, num primeiro momento, a atual cultura de medicalização da vida. Traz uma crítica à indústria farmacêutica e ao uso indiscriminado de psicotrópicos, principalmente antidepressivos.

Em diversos momentos e falas o filme mostra como encontrar conforto em pílulas milagrosas. Sim, hoje há diversas medicações eficientes. Porém, seu uso deve ser restrito e com real indicação.

Mas, o filme tem uma reviravolta (não me aterei aos detalhes para não contar sobre o filme e atrapalhar o suspense). E, entre terapias, crimes e medicações o filme se desenrola.

O que me fica do filme é o constante perigo do diagnóstico psicoterápico precipitado e do uso incorreto de psicofármacos.

A coluna do psicanalista Contardo Calligaris de hoje, 23.05.2013, aborda o filme.



Outro filme com a mesma temática: Amor e Outras Drogas

Para  quem quiser se aprofundar no tema deixo a sugestão de um livro que faz uma crítica sobre o excessivo consumo de antidepressivos:

Felicidade Artificial – O lado negro da nova classe feliz
Ronald W. Dworkin – Ed. Planeta.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário