terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Precisamos Falar Sobre o Kevin

Título original: We need to talk about Kevin
Lançamento: 2011
País: Inglaterra, Estados Unidos
Diretor: Lynne Ramsay
Atores: Tilda SwintonJohn C. Reilly, Ezra Miller e Jasper Newell
Gênero: Drama

 
Precisamos falar sobre o Kevin - Trailer legendado


O filme Precisamos falar sobre Kevin é a adaptação do romance de mesmo nome da escritora americana Lionel Shriver, publicado em 2003. Claro que ler o livro é muito mais intenso que assistir ao filme.

Eu li o livro assim que ele foi lançado. Confesso que foi uma leitura difícil, dada a densidade dos acontecimentos relatados pela mãe nas cartas. É um livro que faz doer o coração e claro, traz diversos questionamentos sobre ser mãe.

Eva, a mãe, tenta lidar com seu sofrimento escrevendo cartas a seu marido, pai de Kevin. Nelas ela reconstrói toda sua vida. Ponto importante a informação, que consta tanto na orelha do livro quanto na sinopse do filme, que ela relutava em ter filhos. E, que além de Kevin ser uma das razões do desgaste da relação dela com o marido, ele se torna um homicida. Como li em algumas sinopses e comentários, ele se transforma em um psicopata. Pergunta recorrente: o psicopata nasce assim ou se transforma em? Os psicopatas são necessariamente assassinos? (para saber mais sobre psicopatas recomendo a leitura do livro Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado, da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva).

Voltado ao filme, Precisamos falar sobre o Kevin é construído em uma alternância constante entre passado e presente. O entrelaçado de situações visa reconstituir a relação de Eva e seu filho Kevin, desde o momento da gestação até o pós-tragédia. Assistimos a como a mãe lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Perguntamos junto a ela se já amou seu filho e o quanto do que Kevin fez é sua culpa.

Assim, Precisamos falar sobre o Kevin vai além da história de um psicopata ou de um massacre escolar. Envolve o mistério da criação de um monstro. Uma história de amor e culpa de uma mãe. É um bom e angustiante filme.

Como vários trechos do livro ficaram de fora do filme (como sempre!), acredito ser importante a leitura do livro, se você se encantar, ou desesperar, com o filme.

Resumindo, a história de Kevin foca no desespero de uma mãe para entender o que se passou com seu filho aparentemente normal, saudável, bonito e inteligente para ele cometer um massacre premeditado.

Curiosidade:
- Melhor Filme no Festival de Cinema de Londres de 2011.

Livro

Sobre o Livro “Precisamos falar sobre o Kevin” - Artigo de Marta Medeiros








  

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário