quinta-feira, 26 de julho de 2012

Quebrando o Tabu


Título Original: Quebrando o Tabu
Produção: Fernando Menocci, Silvana Tinelli, Luciano Huck
Roteiro: Fernando Grostein Andrade, Ilona Szabó, Ricardo Setti, Thomaz Souto Correa, Bruno Módolo, Rodrigo Oliveira, Carolina Kotscho
Gênero: Documentário
Duração: 80 min.
País: Brasil (2011)



Confesso que demorei a assistir ao documentário por pura resistência. Acreditava que tinha muita interferência política por causa do Fernando Henrique Cardoso, já que o argumento do documentário foi por ele escrito. Porém, sua postura é de sociólogo e não de ex-presidente. E tinha algumas ressalvas quanto ao Paulo Coelho (ainda tenho ressalvas!).

Mas, o documentário, cuja temática é o combate às drogas, me surpreendeu positivamente. Ele te leva a pensar sobre o tema de uma maneira mais ampla. A questão não é puramente sair da proibição absoluta e ir para a permissão total. E sim o que há entre esses dois polos? Como vamos lidar com as drogas e o uso delas pelos jovens? Temos de cuidar da demanda, cuidar dos dependentes. É sim um problema de saúde. Uma doença. Logo, uma questão de saúde pública!

Para mim, o mais importante do documentário é falar sobre o tema. É começar o diálogo. O documentário “Quebrando o Tabu” não traz posicionamentos nem definições, mas abre mais um espaço para diálogos.

Dois pontos interessantes abordados no documentário são: a postura de redução de danos (que eu profissionalmente acredito) e que o acesso ao tratamento é questão de saúde pública sim.

Convido você a assistir ao filme e, quem sabe, mudar a forma de lidar com o tema drogas e sua descriminalização. Refletir não é concordar nem discordar. É pensar!

- Filmes relacionados:

Bicho de 7 cabeças
Título Original: O bicho de sete cabeças
Gênero: Drama
Duração: 74 min.
País: Brasil (2001)

Meu nome não é Johnny
Título Original: Meu nome não é Johnny
Gênero: Drama
Duração: 107 min.
País: Brasil (2008)




Nenhum comentário:

Postar um comentário