segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Spotlight – Segredos revelados



Spotlight – Segredos revelados
Dirigido por Tom McCarthy
Com Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams
Gênero: Drama / Suspense
EUA, 2015


Trailer legendado: 

Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

As pessoas próximas a mim sabem que gosto muito de filmes baseados em fatos reais e que trabalho com a sexualidade humana (e amo!). Então, tem sido recorrente a pergunta: “assistiu ao filme Spotlight? O que achou? É verdade mesmo?”.

Pois é, assisti ao filme faz alguns dias. Tenho pensado sobre o que escrever, mas tem me sido difícil. Por quê? Sou humana e (ainda bem!) muita coisa ainda me abala. Abuso sexual infantil é uma delas.

No filme, baseado em fatos reais, vemos a realidade nua e crua. Sem fé. Com dor. De forma clara e aberta é retratado um sistema (Mídia, Advogados, Igreja) que corrói a fé e a vida. 

“A Igreja é jogo duro”

“Spotlight – Segredos Revelados” aborda a Igreja Católica, mas podemos pensar em todas as fés e seus líderes. A mesma igreja que proíbe e limita a vida sexual saudável é a que corrompe (repito, não só a católica).

“É importante entender que não é só abuso físico, é abuso espiritual também. Quando um padre faz isto com você ele rouba a sua fé”.

É um filme que TODOS (AS) devem assistir. É fato. É realidade. Não devemos mais negar. Fazemos parte da cultura do silêncio, em se tratando de abuso infantil. Não devemos manter esta postura. Não sabe o que fazer? Supeitou, denuncie!! Disque 100. A denúncia pode ser anônima. O próprio filme retrata a força da denúncia. Assista!

Não é só na Igreja. É também nas casas, nas escolas e nas ruas. Rompa o silêncio. Eduque as crianças próximas a você. Criança educada sexualmente é criança protegida! Diga não à violência sexual infantil.

Curiosidades:
- A investigação, que virou livro, foi ganhadora do Prêmio Pulitzer.
- Foi eleito o melhor filme de 2015, pela Associação Nacional de críticos de cinema dos EUA (NSFC)
- O Filme foi indicado ao Oscar de 2016 de melhor filme, melhor diretor (Tom McCarthy), melhor ator coadjuvante (Mark Ruffalo), melhor atriz coadjuvante (Rachel McAdams), melhor roteiro original, melhor montagem





Nenhum comentário:

Postar um comentário