segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A Garota Dinamarquesa



A Garota Dinamarquesa
Título original: The Danish Girl (2015)
Direção: Tom Hooper
Atores: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Bem Whishaw
Gênero: Drama / Biografia
Nacionalidade: EUA, Reino Unido, Alemanha




A Garota Dinamarquesa – Trailer Legendado

Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Você sabe quem foi Lili Elbe? Uma dinamarquesa transgênero. Uma das primeiras pessoas a fazer a cirurgia de mudança de sexo no mundo. Era o final da década de 20 e início da de 1930 (entre 1926 e 1931, dá para imaginar?!).

Então muito pouco (ou quase nada) a medicina, as ciências de uma forma geral, sabiam como lidar com casos como os de Lili. Mas ali foi o começo de tudo. Da compreensão (por alguns) das diversidades. Das dores de se sentir presa em outro corpo, em outro gênero. Da possibilidade de mudança.

Antes de ser Lili, era conhecida por Einar Wegener. Um pintor renomado.  Foi casado por quase 30 anos com a também artista Gerda Wegener. Um amor e uma generosidade que vão para além das telas do cinema. Enobrece ambos!

A própria Lili não compreendia sua identidade. Fixou em suas pinturas de paisagens belas, mas vagas. Sempre em busca de um rumo, de uma direção a ser tomada. Seguiu suas descobertas pela sensibilidade e pelo amor...

Sim, concordo que o filme pode não ter mostrado toda sua história, nem caberia em duas horas de filme. Mas a forma como foi retratada sua história de vida, suas descobertas, a arte e o amor de sua mulher... São de uma beleza indescritível! Tem de assistir para sentir!

Assim, “A Garota Dinamarquesa” é um mergulho num mundo de amor! É permitir, com profunda generosidade, que as descobertas e a vida de seu companheiro sigam em frente. Foi difícil para Gerda, claro! Mas ela o amou até o final e ele pode se redescobrir através também deste olhar.

Einar, Lili, um ser humano em busca de sua identidade. Um filme com muita sensibilidade!

Por um mundo mais sensível à diversidade humana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário