quarta-feira, 27 de abril de 2016

The Stanford Prison Experiment



EUA, 2015
Gênero: Drama
Duração: 122 minutos
Direção: Kyle Patrick Alvarez
Roteiro: Tim Talbott



Sinopse: No ano de 1971, o médico Philip Zimbardo realiza no departamento de Psicologia da Universidade de Stanford faz um experimento polêmico. Ele consiste em uma simulação no qual 24 estudantes no porão da faculdade, dividindo o grupo entre guardas e prisioneiros. É a partir dessa divisão social que o experimento visa explicar os efeitos da prisão no comportamento humano, que se revelam devastadores.


O filme The Stanford Prison Experiment é intenso. Ao assisti-lo você se sente dentro do experimento. Não tem como ficar imune. 

Ele foi baseado em fatos reais. Conta sobre o experimento da prisão de Stanford, da década de 1970, de Philip Zimbardo, doutor em psicologia.

Sim, existem considerações a serem feitas sobre o estudo que aqui não vem ao caso.

Saiba que o filme nos faz refletir (ou ao menos deveria) sobre até onde pode ir o Tudo pelo experimento. E nos mostra como a arrogância do pesquisador pode ser desastrosa para a pesquisa. Como disse Zimbardo o experimento “É importante para mim”. Mas, isto é mais importante que os resultados? Que as pessoas envolvidas? A “cegueira profissional” afundou seu experimento e expos pessoas a sofrimentos psíquicos.

Discordo dele e acredito que eu ser emocional nunca me impediu de ser uma boa profissional. Afinal, psicólogo(a) é um ser humano que lida com seres humanos. É relacional. Há empatia. Há processo. Há crescimento. Há relacionamento.

É um filme para ser assistido! Bom filme e boas reflexões!

Para saber: Dois outros filmes já abordaram o experimento – A Experiência (2001) e Detenção (2010). Dentre os três eu prefiro The Stanford Prison Experiment (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário