sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dear Mr Gacy


Titulo Original: Dear Mr. Gacy
Gênero:Drama
Duração: 103 Minutos
Diretor: Svetozar Ristovski
Ano de Lançamento: 2010
Idioma: Inglês
Dear Mr. Gacy Trailer (2010)

Baseado em fatos verídicos.

O filme “Dear Mr. Gacy” foi baseado no livro “A última vítima” de Jason Moss. É um filme denso e intenso.

O filme aborda as memórias de Jason Moss, um grande advogado criminalista que, quando estudante universitário, manteve contato com o serial killer Mr Gacy. Como numa obsessão pelo assassino e sua história, Jason vira sua vida de ponta cabeça e escreve uma ótima monografia sobre o tema.

Para manter a personalidade e as características de Mr Gacy o filme contém linguagem e expressões chulas. Como é sempre dentro do contexto fica menos agressivo aos ouvidos.

Enquanto preso Mr Gacy dedicou-se à pintura. Seus quadros, basicamente pintura de palhaços, chegam a ter um valor de mais de 300 mil dólares.

O filme também retrata a sexualidade muito mal resolvida de Mr Gacy, pois matava apenas meninos, abusava sexualmente deles, mas dizia não ser homossexual. Assim, usava de violência para lidar com sua sexualidade.

Outro ponto do filme interessante, para mim, é a personalidade obsessiva de Jason Moss. Para quê? Por que o suicídio?

John Wayne Gacy foi condenado em 1980 por estupro e assassinato de 33 jovens americanos, apenas 23 foram localizados enterrados no piso de sua casa. Foi executado em maio de 1994, sendo suas últimas palavras: - "Beijem o meu cu! Nunca saberão onde estão enterrados os demais".

Diagnóstico sugerido no filme:
301.7 Transtorno da Personalidade Antissocial (DSM IV)
Critérios Diagnósticos
A. Um padrão global de desrespeito e violação dos direitos alheios, que ocorre desde os 15 anos, indicado por, no mínimo, três dos seguintes critérios:
(1) incapacidade de adequar-se às normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção
(2) propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer
(3) impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro
(4) irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas
(5) desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia
(6) irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou de honrar obrigações financeiras
(7) ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado alguém
B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade
C. Existem evidências de Transtorno da Conduta com início antes dos 15 anos de idade.
D. A ocorrência do comportamento antissocial não se dá exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou Episódio Maníaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário