segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Ritual

Título original: The Rite
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Mikael Håfström
Atores: Anthony Hopkins, Alice Braga, Rutger Hauer, Colin O'Donoghue.
Duração: 114 min
Gênero: Terror

O Ritual - Trailer Legendado

Filmes baseados em fatos reais sempre me causam grande expectativa. “O Ritual” foi baseado no livro homônimo, de Matt Baglio. Tem a bela atuação de Anthony Hopkins e da atriz brasileira Alice Braga.

Poderia ser apenas mais um filme que fala sobre o exorcismo, mas aborda a questão de forma diferente. Promove uma conversa entre religião, psicologia e psiquiatria. É um teste de fé.

Um seminarista hesitante, que vem repensando sua vocação para o sacerdócio é enviado ao Vaticano – “Ir para Roma não pode ser ruim” – para estudar o Exorcismo. Michael Kovak teve de lidar com a morte desde criança. Sua família era dona de uma funerária. Segundo seu pai, ele não poderia ser covarde.

Demônio, Diabo, Diablo, Satanás, Lúcifer... Várias são as denominações do espírito maligno. Mas ele existe? Ou será simulação? Problemas psicológicos?

Um ponto diferencial neste filme, para mim, foi retratar durante o exorcismo e fora dele os próprios medos do seminarista exorcista.

O cenário repleto de elementos da religiosidade e a ambientação em Roma agregam a tensão e o suspense. É um filme denso.

"Escolher não acreditar no Diabo não vai te proteger dele".

Simbologias encontradas no filme:

- Diabo: Espirito mal que se caracteriza pela imprevisibilidade e por caprichos. Costuma apoderar-se das forças psíquicas dos homens. Anjos decaídos que representam um poder contra os domínios de Deus.
- Gato: simboliza o ambivalente. Pode ser mau presságio. O gato preto macho já foi símbolo do diabo.
- Pregos: símbolos dos instrumentos da Paixão de Cristo.
- Sapos: uma de seus significados é ser animal dos mortos – representação da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário