domingo, 12 de junho de 2011

Tantas formas de amar - Correioweb

Tantas formas de amar
Relacionamentos entre humanos, robôs e bonecos fazem parte dos roteiros cinematográficos há tempos. Veja alguns exemplos de amores “não convencionais” criados pela telona:

A garota ideal (2007, classificação indicativa: 14 anos)
 (Califórnia Filmes/Divulgação)
Acanhado e introvertido, Lars Lindstrom (Ryan Gosling) tem problemas para lidar com as pessoas. Dia após dia, Lars vive a mesma rotina: vai à igreja, ao escritório e volta para a garagem da casa de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider) e de sua cunhada Karin (Emily Mortimer), onde mora. Tudo acontece como sempre, até que um colega de trabalho de Lars mostra a ele um site onde seria possível encomendar bonecas de silicone, mais reais que as ultrapassadas bonecas infláveis. Lars encomenda Bianca, cria uma história para ela e os dois passam a viver um “relacionamento”, em que o tímido protagonista pode, finalmente, dar vazão à todas as suas carências emocionais e afetivas.

A.I. – Inteligência artificial (2001, classificação indicativa: livre)
 (DreamWorks/Warner Bros/Divulgação)
Em um mundo futurístico e tecnológico onde humanos convivem diariamente com robôs, Monica (Frances O'Connor) e Martin Swinton (Jake Thomas) estão prestes a perder seu único filho. Para tentar amenizar a dor, os dois resolvem participar de um projeto para testar um novo tipo de Meca, robô com um sistema avançado capaz de simular sentimentos humanos como amor, afeto e carinho. Porém, David Swinton (Haley Joel Osment), como foi chamado o androide, acaba abandonado na floresta quando o filho de Monica e Martin se recupera. Ele começa, então, uma jornada em busca do amor da mãe que nunca teve.

O Homem Bicentenário (1999, classificação indicativa: livre)
Baseado em um conto dos escritores Isaac Asimov e Robert Silverberg, o filme se passa em 2005. Na trama, a família norte americana Martin resolve adquirir um robô para ajudar nas tarefas de casa. O novo “utensílio doméstico” chama-se Andrew (Robin Williams), e ganha, aos poucos, características humanas. A cada dia, Andrew levanta mais dúvidas sobre a existência humana e faz questionamentos à respeito da origem e dos significados dos sentimentos. Após 200 anos de existência, Andrew tem, enfim, a chance de tornar-se humano.

Wall-E (2008, classificação indicativa: livre)
 (`Disney/Pixar Animation Studios/AP)
Graças à poluição e aos gases tóxicos produzidos pelos avanços tecnológicos, a humanidade se vê obrigada a deixar a Terra e passa a viver em uma nave adaptada. Para tornar o planeta novamente habitável, são construídos robôs para limpar e arrumar os estragos. Wall-E (abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-Class, ou, em português, Localizador e Coletor de Lixo Classe Terrestre) é um desses robôs, e passa seus dias entulhando e empilhando lixo. Sua rotina muda quando, misteriosamente, Eve — um robô muito mais moderno e sofisticado — aterrisa na Terra. Juntos, os dois vivem um amor intergalático e emocionante.

Eu, robô (2004, classificação indicativa: 10 anos)
 (Telecine/Divulgação)
A aventura se passa em 2035, onde a convivência com robôs já é algo totalmente intrínseco à sociedade. Todos os robôs têm a chamada Lei dos Robóticos, uma espécie de código de ética que os impede de fazer qualquer mal aos seres humanos. Contudo, a morte de um renomado cientista da U. S. Robotics Corporation dá origem a uma investigação para apurar a possibilidade dos robôs estarem começando a descumprir a Lei — e serem os responsáveis pelo assassinato. A partir daí, o detetive Del Spooner (Will Smith) e a psicóloga de robótica Dra. Susan Calvin (Bridget Moynahan) passam a investigar Sonny, robô acusado de ter cometido o crime.

I'm here – A love story in an about an absolut world (2010, classificação indicativa: 18 anos)
Em apenas 31 minutos, o filme do diretor Spike Jonze apresenta o relacionamento entre dois robôs. Feito em parceria com a marca de vodka Absolut, o curta foi exibido pela primeira vez no Festival de Sundance de 2010, que revelou cineastas famosos como os irmãos Joel e Ethan Coen (Bravura Indômita e Onde os fracos não têm vez), Quentin Tarantino (Pulp Fiction e Bastardos Inglórios). Na história, a estranha família com cabeças de computador vivem em Los Angeles (Estados Unidos). O filme está na internet, disponível na íntegra e pode ser visto no site oficial: www.imheremovie.com.

Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2011/06/10/interna_revista_correio,256270/assim-amaremos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário