terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trilogia “Millennium”


Do escritor sueco Stieg Larsson (1954–2004), a trilogia “Millennium” é um fenômeno de vendas. Composta pelos livros Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A menina Que Brincava Com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar, os romances de suspense foram adaptados para o cinema.

É toda uma trama policial e também psicológica, que tem como personagens principais a Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist.



Millennium 1

Os Homens que Não Amavam as Mulheres 

Título original: Män Som Hatar Kvinnor
Lançamento: 2009 (Dinamarca, Alemanha, Suécia)
Direção: Niels Arden Oplev
Atores: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Haber.
Duração: 152 min
Gênero: Suspense
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2010) Trailer Oficial.


Poder, Família e Religião = Patriarcado. Assim começa a trilogia. “Os homens que não amavam as mulheres” relata duas histórias: a de Lisbeth e a de Blomkvist, entremeadas da morte de Harriet.

Lisbeth vive sob a tutela do estado em orfanatos e clínicas psiquiátricas desde a infância. Reclusa, ela ao mesmo tempo se protege e se esconde atrás de sua aparência.  Muitos piercings, tatuagens e visual dark. De forma peculiar se defende do mundo sozinha. Tem um relacionamento homossexual e amigos um tanto quanto suspeitos. Trabalha como investigadora e para tanto usa de meios lícitos e ilícitos para resolver seus casos.

Blomkvist  é um jornalista investigativo, da revista Millennium. Está passando por um momento difícil profissionalmente, está enfrentando um processo por calúnia e difamação. Mas, a pedido do tio Henrik (líder da família Vanger) monta o quebra-cabeça da família Vanger. A investigação se torna mais efetiva ao jornalista se juntar a Lisbeth.

Com uma bela fotografia da ilha de Hedeby, na Suécia, o filme aborda o crime contra as mulheres. Fato que o torna um intrigante filme sobre Relações de Gênero.

Então, os homens não amam as mulheres ou querem é exercer poder sobre elas e seus corpos? O que é amor? O que poder?

“Pelo que você passou? Como se tornou desse jeito?”

Millennium 2

A Menina Que Brincava com Fogo

Título Original: Flickan Som Lekte Med Elden
Gênero: Ação, Mistério e Suspense
Duração: 129 min.
Origem: Suécia, Dinamarca e Alemanha
Ano: 2009
Direção: Daniel Alfredson
Roteiro: Jonas Frykberg e Stieg Larsson

A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO - Trailer HD Legendado


O filme “A menina que brincava com fogo” retoma a história de Lisbeth e do jornalista Blomkvist. Agora estão envolvidos na investigação de tráfico sexual. Mas, durante as apurações duas de suas fontes acabam assassinadas. E, quem se torna a suspeita número um da polícia é Lisbeth, após ser curiosamente acusada dos assassinatos. Em fuga, ela começa a descobrir segredos de seu próprio passado.

Millennium 3

A rainha do castelo de ar
 
Título Original:  Luftslottet som sprängdes / The Girl Who Kicked the Hornet's Nest
País de Origem:  Suécia / Dinamarca / Alemanha
Gênero:  Suspense
Tempo de Duração: 148 minutos
Ano de Lançamento:  2009
A RAINHA DO CASTELO DE AR - Trailer HD Legendado


O último filme da trilogia “Millennium”, “A rainha do castelo de ar”, mostra-nos que os problemas de Lisbeth estão longe de terminar. Acusada de assassinatos, forças políticas e médicas tentam silencia-la de forma definitiva. Causa: ela é considerada uma pessoa perigosa.

Em clima de tensão e desfecho, Lisbeth busca sua vingança contra os homens que tentaram silencia-la e o governo que pactuou com tudo isso. Para tanto, tem a importante ajuda de Blomkvist.

São ótimos filmes. A trama tem começo, meio e fim. E, principalmente, perfis psicológicos bem elaborados. Recomendo assisti-los em sequência.








Nenhum comentário:

Postar um comentário