quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Um novo despertar


Título original: The Beaver
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Jodie Foster
Atores: Mel Gibson, Jodie Foster, Anton Yelchin, Jennifer Lawrence.
Duração: 92 min
Gênero: Drama
Um Novo Despertar Trailer Legendado 2011

Apesar da baixa bilheteria, o filme “Um novo despertar” é um bom drama que aborda a depressão masculina.

Walter Black, personagem de Mel Gibson, é um empresário em depressão, com ideação suicida. Numa trama de depressão, crise de identidade, questões psicológicas e, por fim, superação, vemos vários momentos interessantes da vida de Walter que fazem valer o filme.

Para vivenciar seu processo Walter cria uma extensão de si, através de um castor de pelúcia. Pelo alter-ego (castor) ele busca soluções para seus problemas profissionais e pessoais.

Interessante também a abordagem da relação pai e filho. E, do filho mais velho, em busca de sua identidade perpassando a do pai.

Para saber mais:
DSM IV
Transtornos de Humor
296.xx Transtorno Depressivo Maior
Critérios Diagnósticos
A. No mínimo cinco dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de 2 semanas e representam uma alteração a partir do funcionamento anterior, pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda do interesse ou prazer.
(1) humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste ou vazio) ou observação feita por terceiros (p. ex., chora muito). Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.
(2) acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação feita por terceiros)
(3) perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta (p.ex., mais de 5% do peso corporal em 1 mês), ou diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias. Nota: Em crianças, considerar incapacidade de apresentar os ganhos de peso esperados.
(4) insônia ou hipersonia quase todos os dias
(5) Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outros, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento)
(6) Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
(7) Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente auto-recriminação ou culpa por estar doente)
(8) Capacidade diminuida de pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros).
(9) Pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrene sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio
B. Os sintomas não satisfazem os critérios para um Episódio Misto (p. 362).
C. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
D. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso ou medicamento) ou de uma condição médica geral (p. ex., hipotireoidismo).
E. Os sintomas não são mais bem explicados por Luto, ou seja, após a perda de um ente querido, os sintomas persistem por mais de 2 meses ou são caracterizados por acentuado prejuízo funcional, preocupação mórbida com desvalia, ideação suicida, sintomas psicóticos ou retardo psicomotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário