quinta-feira, 29 de março de 2012

Um método perigoso

Título Original: A Dangerous Method
Gênero: Drama
Origem: Reino Unido, França, Alemanha, Canadá e Suiça
Duração: 99 min.
Direção: David Cronenberg
Roteiro: Christopher Hampton e John Kerr
O filme “Um método perigoso” é uma densa ficção, no qual são travados ótimos diálogos entre Jung, Freud, Otto Gross e Sabina Spielrein. Além de sexo e morte, desconstroem a vida e as relações. O diálogo entre Sabina e Freud nos últimos 30 min do filme é simplesmente fantástico!

Como é um filme no qual toda cena é crucial, acredito que cada vez que for assistido mais informações poderão se obtidas. Deve ser assistido com tempo e atenção.

“Um método perigoso” aborda o encontro entre Freud, o pai da psicanálise, e um de seus discípulos, Jung. Relata o início desta parceria, o atendimento de Sabina e a separação dos mestres devido a diferenças inconciliáveis. A questão da sexualidade e dos mistérios da religião os leva a caminhos opostos.

Nesta primeira vez que o assisti tomei como pano de fundo a sexualidade. Achei fantástica a cena da refeição à mesa da família de Freud junto a Jung, abordando o tema da sexualidade. As expressões dizem tudo!

O filme inicia com Jung atendendo em uma Clínica Psiquiátrica, em Zurique, em 1904, a paciente Sabina Spielrein, diagnosticada com Histeria e tratada pelo método, nada tradicional na época que se tornou uma das bases da psicanálise, da “a cura pela fala”. Mais a frente Sabina será a paciente da discórdia.

A atuação de Keira Knightley no papel de Sabina Spielrein está perfeita! O sofrimento e o desejo estão devidamente estampados nas suas expressões.

Mas, acredito que o mote principal do filme seja a ruptura entre Freud e Jung. Religião, classe social, idade, sexo, crenças e principalmente a psique humana os levaram a desentendimentos que culminaram no fim de uma parceria conflituosa, mas de grande aprendizado.

Não me ative ao relacionamento afetivo-sexual entre Sabina e Jung, pois acredito que o filme "Jornada da Alma" o fez com mais profundidade. 

O filme “Um método perigoso” é baseado no livro “A Most Dangerous Method”, de John Kerr. E, adaptado de uma peça teatral “The Talking Cure” de Christopher Hampton.

"Por que negar o que vc mais deseja?"

“Às vezes vc tem de fazer algo imperdoável 
só para conseguir continuar vivendo”.

“Estou dizendo que talvez a verdadeira sexualidade 
demande a destruição do ego”.

Sinopse: A história mostra o encontro de dois mestres da psicanálise, Sigmund Freud (Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender), e seu envolvimento com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley).

Prêmio
Globo de Ouro 2012
Indicação - Melhor Ator Coadjuvante - Viggo Mortensen






Um comentário:

  1. Bom dia,
    Gostei da análise e do modo como vc abordou o filme!
    Chamou minha atenção para o filme!!!
    Parabéns, querida!

    Bjão,
    Rivs.

    ResponderExcluir