quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Hysteria



Hysteria (2011)
Gênero: Comédia e Romance
Duração: 100 min.
Origem: Reino Unido, França e Alemanha
Direção: Tanya Wexler
Roteiro: Jonah Lisa Dyer, Stephen Dyer e Howard Gensler

Trailer: Hysteria (2011)


Muito bom assistir ao filme “Hysteria”, sobre a invenção do vibrador, no dia de hoje, 06 de setembro – dia do sexo. 6/9 – em alusão à posição sexual - passou a ser dia do sexo desde 2008, movimento liderado pela Olla, empresa de preservativos. 

O diagnóstico da histeria tem um link direto com a sexualidade feminina. Apesar de os médicos não verem, na época, nada de sexual nisso. Não apenas o prazer sexual em si, mas também uma questão de gênero. O masculino se sobrepondo ao feminino, que é muito bem retratado no filme.

A trama traz a definição, os sintomas e tratamentos da histeria. O lugar é Londres, na era Vitoriana (1880). Momento em que a histeria é mais valorizada pelos médicos. Qualquer mudança de comportamento feminino era diagnosticado como histeria.

Um dos tratamentos da histeria era o alívio manual nas mulheres, feito apenas por médicos qualificados, de forma a colocar o útero de volta ao seu lugar. Dado que a crença era que um “útero superativo” desestabilizava a mulher emocionalmente. (Cômico, mas real!).

A partir desse tratamento foi inventado um aparelho massageador elétrico, hoje conhecido como vibrador.

Ponto alto para a cena do tribunal! Fantástica!
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário