quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Palhaço





    Título original: O Palhaço
    Lançamento: 2011 (Brasil)
    Direção: Selton Mello
    Atores: Selton Mello, Paulo José, Giselle Motta, Larissa Manoela.
    Duração: 88 min
    Gênero: Comédia Dramática

    O Palhaço (2011) Trailer Oficial.


Como estou fazendo algumas mudanças na vida, estou com uma lista de filmes a serem assistidos. E também alguns assistidos que ainda não consegui escrever sobre. Mas hoje, depois de saber da indicação do filme para concorrer a uma vaga de o melhor filme estrangeiro, pelo Brasil, na cerimônia do Oscar 2013. Parei tudo, sentei-me e fui assisti-lo.

O filme “O Palhaço” é emocionante e merece sim a posição alcançada. É de uma delicadeza tocante. A ética do circo, bem como a ética da família é generosamente retratada. O filme prestigia o universo do circo. Singelamente chamado Circo Esperança.

Interessante saber que o filme ajudou ao próprio Selton Melo a sair de uma depressão. É a crônica de uma vida, o caminho que o palhaço faz na busca de sua identidade. A construção da identidade sofre influências histórico-culturais e familiares. A identidade vai sendo construída desde as primeiras relações, da infância, processos intrapsíquicos e interações ambientais, além dos componentes genéticos. Como bem retratado no filme. E, como cada indivíduo é único, as maneiras como cada um recebe a influência é diferente. Assim, Benjamin foi em busca de sua própria, despregando de seu pai e sua família (circo) para só voltar depois de defini-la. Ele se encontra, além dos discursos e das práticas, pela Identidade em si. O nosso R.G. que contém nosso Nome Próprio – o início de nossa identidade.

Muito boa a atuação do Selton Melo e muito me emocionou o Paulo José superando, sempre, o mal de Parkinson.

“Eu faço todo mundo rir, mas quem vai me fazer rir. Estou precisando”.

Sinopse: Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário