segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Mundo de Tara



Título Original: United States of Tara
Ano: 2009
Texto e Supervisão: Diablo Cody e Steven Spielberg
United States Of Tara - Tribute


Com a minha formação profissional (psicologia), é claro que aprecio séries que abordem temáticas mentais e afins. Assim me interessei pelo seriado "O Mundo de Tara" (United States of Tara). Aqui no Brasil a série estreou em 2009 e foi transmitida pela Fox Brasil. É uma série de comédia dramática, que retrata a vida de Tara Gregson, uma dona de casa com Transtorno Dissociativo de Identidade.

O Transtorno Dissociativo de Identidade, de forma bem simplista, pode ser definido pela existência de duas ou mais identidades distintas num mesmo indivíduo. Cada personalidade tem sua história de vida, comportamentos, gostos e formas de interagir com o meio, sendo assim, completa e independente. A maioria dos diagnósticos revela que a pessoa passou por traumas significativos na infância, período em que a noção de Eu está em construção.

Voltando ao seriado, Tara é uma mulher que sofre de Transtorno de Identidade Dissociativa. É casada com Max, dona de casa, mãe de dois filhos adolescentes, Kate e Marshall. A história começa quando Tara decide em terapia que está preparada para parar de tomar seus medicamentos e descobrir o que desencadeou o transtorno, o porquê dela ter o transtorno e até mesmo quando começaram seus episódios de mudança de personalidade. Fato que deixou lacunas em sua história de vida, que se mistura a de seus fragmentos de personalidade (alteregos). Que no caso de Tara se revelam em seis.

Assim, Tara tem múltiplas personalidades que a ajudam a “limpar o seu porão”, de onde ela tem dificuldades de sair. 

“Virar uma pessoa inteira pode ser solitário. Mas é a única maneira”.

Esse turbilhão de comportamentos atinge, é claro, as relações familiares. Todos se perdem, se (re)encontram e sofrem junto à Tara. A série maximiza o que há de mais difícil nas relações humanas – o instável. Todos distantes e colados uns nos outros.

Para mim, foi também relevante acompanhar Marshall. Suas descobertas e dificuldades quanto à sexualidade. E, como a escola lida com ele. Preconceito e Educação Sexual em destaque.

Por fim, são 36 episódios que retratam a história de Tara, com seu Transtorno Dissociativo de Identidade e os relacionamentos familiares. Vale muito a pena assistir pelas ótimas tramas e subtramas que "O Mundo de Tara" apresenta. E, também, pela perfeita atuação de Toni Collette, a Tara e seus alters.  


Outros filmes com a mesma temática – Transtorno Dissociativo de Identidade
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário