quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Uma primavera com minha mãe



UMA PRIMAVERA COM MINHA MÃE
Quelques Heures de Printemps
França, 2012
Diretor: Stéphane Brizé
Duração: 108 minutos
Uma Primavera com a Minha Mãe (trailer)

Sinopse
Aos 48 anos, Alain Evrard tem que voltar a morar com sua mãe. Os dois têm uma complicada relação e a convivência não será fácil. Mas a descoberta de que a mãe está com câncer o fará repensar a relação.

O suicídio assistido ou eutanásia é uma intervenção não autorizada no Brasil. É uma questão bastante controversa, pois alguns a não consideram suicídio nem homicídio. O argumento é que a ideia não é matar, mas sim minimizar o sofrimento.  É o direito de morrer com dignidade de alguém que esteja com uma doença terminal e que sua qualidade de vida esteja comprometida. Uma escolha em vida de como e quando será sua morte.

Essa é a trajetória de Yvette (Sra. Évrard) após o diagnóstico de sua doença terminal, no filme “Uma primavera com minha mãe”. A sua coragem em se preparar para a morte. Porém, não é um filme que defenda ou não a eutanásia. Apenas provoca a reflexão ao mostrar a possibilidade de uma “morte digna”.

“Uma primavera com minha mãe” chega a ser um filme triste, de ausências, através do silencio, do não-dito e da não comunicação. Além da relação com seu filho de meia idade, que volta a morar com ela e essa convivência traz à tona mágoas e conflitos do passado, existe a proximidade da morte.

O relacionamento com o vizinho nos mostra um pouco de esperança, vida e amizade durante esse difícil percurso.

E você, teve ou tem uma vida feliz? Já pensou na sua morte?

Prêmios:  O filme foi indicado ao Cesar 2013 de Melhor Ator (Vincent Lindon), Melhor Atriz (Hélène Vincent), Roteiro e Direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário