quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Lado Bom da Vida




O lado bom da vida

Diretor: David O. Russell

Produção: Bruce Cohen, Donna Gigliott, Jonathan Gordon

Roteiro: David O. Russell, baseado na obra de Matthew Quick

Fotografia: Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora: Danny Elfman

Duração: 122 min.

Ano: 2012

País: EUA

Gênero: Drama
O Lado Bom da Vida


Sinopse: Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros. 


Como gosto de fazer nas vésperas do Oscar, tenho assistido aos filmes indicados pela Academia. Claro que nem todos os selecionados são bons filmes, mas o filme “O lado bom da vida” me surpreendeu. É um filme divertido e inteligente!

Ele chega às telas brasileiras dia 01 de fevereiro (em algumas cidades já teve a pré-estreia!), já cheio de indicações e premiações. A atriz Jennifer Lawrence ganhou o SAG Award (a premiação do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos) de Melhor Atriz e também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical. Já as indicações ao Oscar são: de Melhor Filme, Diretor, Ator (Bradley Cooper), Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jacki Weaver), Roteiro Adaptado e Edição.

Tenho lido muitos comentários sobre o filme que dizem não justificar suas indicações às premiações. Porém, acredito que além de ser um filme inteligente, ele cumpre seu papel social – A inserção de portadores de transtornos mentais, no caso do filme o Transtorno Afetivo Bipolar, na sociedade. Muito importante nos dias de hoje.

Sei que o filme tem momentos “hollywoodianos”, no qual tudo se dissolve num romance. Mas, neste caso, o romance favorece o seu resgate. O filme “O lado bom da vida” nos mostra a importância das relações interpessoais e o apoio familiar no tratamento psiquiátrico e psicoterápico.

Assim, eu recomendo o filme, além da diversão de ir ao cinema ele promove a reflexão a respeito da inserção dos portadores de transtorno mental na sociedade e seus (nossos) direitos de lutar por nossos interesses e amores.

O filme “O lado bom da vida” é uma adaptação do romance de mesmo nome publicado por Matthew Quick.




Nenhum comentário:

Postar um comentário