segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Argo



Argo

Título Original:  Argo
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama / Suspense
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento:  2012

ARGO - Trailer HD Legendado  


Resolvi assistir ao filme “Argo” sem muita pretensão. Fui apenas sabendo do burburinho sobre a direção ser de Ben Affleck e a produção de George Clooney. Para minha surpresa é um filme baseado em fatos reais (que adoro!) e fantástico! “Argo” prendeu minha atenção do início ao fim, sendo um filme focado na questão política e na determinação de um agente perante uma situação bastante adversa!

A sinopse resume bem o fato histórico do ano de 1979 – O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo Xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.

Prêmios:
Ganhou BAFTA 2013 de melhor filme e melhor direção
Ganhou PGA 2013 (Sindicato de Produtores de Hollywood) de melhor filme
Ganhou DGA (Sindicado dos Diretores dos EUA) de melhor diretor
Ganhou Globo de Ouro 2013 de melhor filme de drama e melhor diretor
Concorre ao Oscar 2013 de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Alan Arkin), melhor roteiro adaptado (Chris Terrio), melhor edição, melhor trilha sonora original (Alexandre Desplat), melhor edição de som e melhor mixagem de som

Um comentário: