segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Voo



O Voo
Título Original: Flight (2012)
Roteiro: John Gatins
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Drama 

O Voo - http://www.youtube.com/watch?v=-sTnWfwTT0w


Sinopse
Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.



Tendo em mente assistir aos filmes do Oscar, vi “O Voo” pensando apenas que se tratasse de um filme sobre acidente aéreo com Denzel Washington (ator que eu particularmente adoro!). Mas, o acidente aéreo é o pano de fundo de uma história recheada de álcool, cigarro e cocaína.

Viver no limite! É essa a vida de Whip, um piloto, usuário de álcool, tabaco e cocaína. Para fugir da realidade (profissional e pessoal) ele usa e abusa de aditivos.

Não existe uma fronteira clara entre uso, abuso e dependência química. Depende do organismo e do consumo. O “uso” pode ser definido como qualquer consumo de substâncias. Já o “abuso” pode ser definido como o consumo de substâncias já associado a algum tipo de prejuízo biológico, psicológico e/ou social. E, a “dependência” seria um consumo sem nenhum controle, geralmente associado a problemas sérios para o usuário. Como, por exemplo, dificuldade de relacionamento com os mais próximos, dificuldade em manter a vida profissional, problemas de saúde associados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10%das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo.



Como retrata o filme “O Voo”, negação, mentiras e arrogância são alguns dos comportamentos do(a) alcoolista. Vale lembrar que o abuso de álcool é uma das mais difíceis dependências a ser tratada, pois comportamentos como bebedeira, porre e “beber socialmente” são comportamentos socialmente aceitos. E, o alcoolista precisa apenas do primeiro gole. No caso de Whip, Álcool + Cocaína = BUM!

O filme tem diálogos intensos. Críticas sobre sindicatos, companhias aéreas e religião. É fantástico o questionamento sobre Vida e Morte nas escadas do hospital!

E, valem muito as analogias. A eterna zona de turbulência da vida de Whip. O acidente derrubar a torre de uma igreja e cair dentre as cruzes. O vazio quarto de hotel.

Seja bem-vindo(a) à bordo! O filme “O Voo” está recheado de tensão e suspense...

O filme concorre ao Oscar 2013 de melhor ator - Denzel Washington e de roteiro original John Gatins.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário