quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Almodóvar é tema de mostra no Instituto Cervantes


Correioweb - 19 jan 2011.


As cores e a estética kitsch do diretor espanhol Pedro Almodóvar serão exibidas nas telonas do Instituto Cervantes a partir desta quarta-feira e seguem até domingo, dia 23. Os filmes foram selecionados pelo diretor do instituto, Pedro Eusébio, que optou por fitas do início da carreira de Almodóvar, produzidas de 1982 a 1997 para a mostra Transgressão e inovação: O começo de Pedro Almodóvar.

Serão cinco longas exibidos em espanhol com legenda na mesma língua “para ajudar”, comenta o curador Pedro Eusébio. “Escolhi os filmes mais experimentais, de acordo com as linhas temáticas do diretor, que tem olhar crítico sobre a Espanha, com humor”, diz. A exibição começa por películas lado B e termina com os que consagraram Almodóvar como diretor, como
Ata-me, com Antonio Banderas no elenco.

A mostra começa hoje com
Labirinto de Paixões, de 1982, que conta várias histórias de amor com final feliz ou não. O filme explica as temáticas escolhidas por Almodóvar, com uma personagem ninfomaníaca, um terrorista islâmico gay, a filha de uma funcionária de lavanderia e o filho de um imperador. O longa garantiu prêmios Fotograma de prata de melhor ator e atriz para Imanou Arias e Marta Fernández Muro.

Na próxima quinta-feira (20/1) é a vez de o conhecido e (anti) religioso
Maus Hábitos. Neste, Yolanda canta numa boate e tem o namorado morto por overdose. Com medo da polícia, ela se esconde em um convento que salva as mulheres das ruas e acaba conhecendo uma freira usuária de heroína, uma escritora que produz romances sob pseudônimo, outra que é estilista e está apaixonada pelo padre.

A complexidade dos personagens continua na sexta-feira com
Que fiz para merecer isso!, considerado o filme mais social do diretor, que mostra uma família diferente de Madri, com uma faxineira, seu marido e seu filho adolescente traficante e gay. Produzido em 1984, ele fala de nazismo, abuso sexual e trata com humor as tragédias da vida.

Ata-me
marca a estreia de Antonio Banderas como ator recorrente em filmes de Almodóvar e consagra o diretor. No sábado, ele aparece na telona no papel de Ricky, personagem recém saído de um hospital psiquiátrico que persegue atriz pornô com quem fez sexo uma vez para convencê-la a se casar com ele. Como ela reluta, ele a amarra. A mostra acaba com Carne trêmula, que também tem o erotismo muito presente.

De acordo com o diretor do Instituto Cervantes, o conjunto de filmes pode se confundir com a história da Espanha. “Eles mostram como o país mudou e ficou muito mais tolerante em pouco tempo. Não que os temas sejam bem aceitos, mas estão bem mais que antes”, explica o curador.


Os filmes serão exibidos em DVD, com entrada franca, no Instituto Cervantes, sempre às 20h. 

Fonte: http://divirta-se.correioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário