sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Última Parada - 174


Título original: Última Parada - 174
Lançamento: 2008 (Brasil, França)
Direção: Bruno Barreto
Atores: Michel Gomes, Marcello Melo Jr., Gabriela Luiz, Cris Vianna.
Duração: 110 min
Gênero: Drama
Trailer do filme Última Parada 174

Baseado em fatos reais, o filme é o retrato em preto e branco de uma das realidades brasileiras, relatada pela vida de Sandro do Nascimento. Uma vida que começa pelo abandono quando ainda era um bebê e se encerra com o sequestro do ônibus 174. Mais uma tragédia na cidade do Rio de Janeiro.

É um filme doloroso de assistir. Pois, o diretor Bruno Barreto nos escancara o mundo dessas crianças e adolescentes moradoras das ruas e favelas do Rio de Janeiro. A solidão. O descaso. O abandono. As drogas. A adolescência e a infância perdidas. A violência policial. A sobrevivência.

Assisti a história de um povo, um retrato real de uma realidade. Acredito que para crescermos, melhorarmos, temos de ver de frente os fatos, mesmo que eles sejam dolorosos. É isso o que o filme nos retrata – a testemunha de uma tragédia (a chacina da Candelária) constrói a sua própria tragédia (o sequestro do ônibus 174). O copo quebra. A vida despedaça. O Fim.  

Relembrando:
A Chacina da Candelária aconteceu na madrugada do dia 23 de julho de 1993. Policiais abriram fogo contra mais de setenta crianças e adolescentes que dormiam nas proximidades da Igreja da Candelária, no localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Nesta chacina, seis menores e dois maiores foram assassinados por policiais militares. Várias crianças e adolescentes ficaram feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário