sábado, 29 de janeiro de 2011

Amor por contrato

Título Original: The Joneses
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Derrick Borte
Ano: 2009
Amor Por Contrato 2009 - Trailer

Sábado à tarde. Dia meio cinzento. Pensei em assistir a um filme “tranquilo” só para mastigar com os olhos. Mas, nada disso...

“Amor por contrato” se mostrou um bom filme para se pensar sobre a influência do marketing, especialmente o voltado para o luxo, na sociedade moderna e atual.

O filme retrata a linha tênue e até mesmo limítrofe entre o Ser e o Ter. Faço aqui referência ao Borderline – Transtorno de Personalidade caracterizado por um padrão de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na autoimagem e nos afetos, bem como acentuada impulsividade. 

Aborda, também, o mundo real e o mundo construído pelo marketing. Até onde é ético e legal este trabalho, da forma retratada no filme? Vale a Vida?

E quando a vida real se mostra? Como fazer com as contas a pagar, as dificuldades de relacionamentos, os amigos, a família, a verdade? “Amor por contrato” nos escancara a liquidez das relações e das escolhas, o consumismo exagerado, a mentira.

A pergunta que me fica é: E você, o que quer? Ter ou Ser?

Leituras correlatas:
- Sociedade líquida – Zygmunt Bauman
- Amor líquido – Zygmunt Bauman
- O papalagui – Erich Scheurmann – Ed. Marco Zero






Nenhum comentário:

Postar um comentário