quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A garota da casa ao lado

Título Original: The Girl Next Door (2008 – EUA)
Roteiro: Daniel Farrands, Phillip Nutman, 
Jack Ketchum (baseado em seu romance)
Direção: Gregory Wilson
Gênero: Horror / Thriller
Duração: 91 minutos


 Trailer


Num primeiro momento pensei em não escrever sobre este filme por pensar ser um filme muito difícil de assistir. Mas, “A garota da casa ao lado” é um filme baseado em fatos reais, que causa muita angústia e raiva ao assisti-lo. Pois, participamos de uma mentalidade das relações de gênero distorcidas e até mesmo adoecidas.

David, um dos meninos da vizinhança, nos relata uma parte da sua história de vida. E, de forma angustiante nos mostra diversas formas de abuso. Abuso da mãe com os filhos, da tia com as sobrinhas, dos meninos com as meninas, da mulher com meninos e meninas. 

Para mim, ficou marcada uma sexualidade doentia. Um ressentimento quanto a ser mulher. A amargura de Ruth cria, meticulosamente, um jogo contra a juventude e a beleza da menina, no qual as regras são as violências física e psicológica. Lição do jogo: meninos façam o que quiserem, “garotas são burras, fáceis”. E, meninas não confessem seus desejos. “Você é uma mulher, Megan. Isto é difícil, nada fácil”.

Assim, nas palavras de Stephen King: “se você é muito sensível não deve ver esse filme. Se, por outro lado, você estiver preparado para dar uma visita ao inferno...”.

Outro filme sobre o mesmo tema:

“Um crime americano”
Trailer - Um Crime Americano  

3 comentários:

  1. Nossa, gostei da sinopse, vou ver... @kamisantoss (instagram)

    ResponderExcluir
  2. O filme e ótimo é o livro também.
    https://www.clubeead.com.br/2020/03/a-garota-da-casa-ao-lado.html?m=1

    ResponderExcluir