quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abutres (Carancho - 2010)


Título Original:  Carancho (2010)
País de Origem:  Argentina
Gênero:  Policial / Drama
Diretor: Pablo Trapero







O filme Abutres (Carancho) buscará o terceiro Oscar para a Argentina. Como a película argentina O segredo dos seus olhos, vencedora do Oscar de 2010, o ator Ricardo Darín é a estrela do longa.

Apresentado na 5ª. Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, no CCBB, em Brasília, em 16 de novembro de 2010, o filme policial relata o lucro dos “abutres” com os acidentes de trânsito. Como os milhões de pesos argentinos empregados nos gastos médicos e legais são capazes de produzir um enorme mercado ilícito, sustentado pelas indenizações das seguradoras e pela fragilidade da lei. Por trás de cada tragédia há uma possibilidade de negócio, sendo muitas delas simuladas.
22 mortes por dia. 683 por mês. Mais de 8.000 por ano. 100.000 na última década. Na argentina, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte.

A omissão incomoda. A violência corrói. O ilícito confunde.
Em meio a tanto destempero há um romance. O mesmo carancho, que vive das indenizações dos acidentes de trânsito, apaixona-se pela jovem médica, que salva, ou pelo menos, tenta salvar, os acidentados.
Para mim, o filme é um sucesso ao discutir a ética pessoal. Mesmo mostrando um lado sombrio da bela Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário