quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Adam (2009)
Direção: Max Mayer
Roteiro: Max Mayer
Gênero: Comédia/ Drama/ Romance
Origem: Estados Unidos
Duração 99 min. 

Não sei ainda a razão, mas assisti ao filme Adam com um aperto no coração. É um filme fantástico sobre superação e realização. E, claro, amor.
Poderia começar falando sobre comportamento humano ou, mais especificamente, sobre Síndrome de Asperger. Mas, me ative também, ou melhor, principalmente, a outras questões durante o filme. Superação de obstáculos, respeito ao próximo e amor.
 - A importância de não esperar das pessoas o que elas não podem nos dar, mas não deixar de amá-las do jeito que elas são.
- Amar não é precisar, mas sim querer o bem da outra pessoa.
- Como somos indelicados e injustos quando dizemos a alguém que "Ele/Ela não é para você".

Bom, quanto à Síndrome de Asperger, sabe-se que é um Transtorno dentro do Autismo, denominados também de Autistas de Alto Rendimento. Como mostra o filme, geralmente são pessoas com o coeficiente intelectual acima do normal; têm interesse nas relações sociais e afetivas, mas se frustram pelas dificuldades de interação; quando adultos podem ter um trabalho, normalmente em sua área de interesse e com muita competência.

Para os mais curiosos, os critérios diagnósticos da Síndrome de Asperger, segundo o D.S.M. IV (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), publicação da APA (associação americana de psiquiatria) são:
A. Comprometimento qualitativo da interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes quesitos:
(1) Comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
(2) Fracasso em desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com seus pares
(3) Ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p. ex. não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outras pessoas)
(4) Ausência de reciprocidade social ou emocional
B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes quesitos:
(1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco
(2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais
(3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (p. ex., dar pancadinhas ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
(4) insistente preocupação com partes de objetos
  
Para saber mais:
Livro: Olhe nos meus olhos - Minha vida com a Síndrome de Asperger, de John Elder Robison, Ed. Larousse.
Filme/ Animação: Mary & Max - Uma amizade diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário