terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bulliyng – Provocação sem limites (2009)

Título Original:  Bullying
País de Origem:  Espanha
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 95 minutos




Campanha da Rede Globo contra o bullying

Trailer - Bullying - Provocações Sem Limites 


Bullying é um filme tenso. Senti-me uma testemunha das crescentes humilhações sofridas pelo agredido durante o filme. À medida que as agressões iam aumentando eu mesma tinha o desejo imediato de denunciar os agressores e “dar colo” aos agredidos.
Por ser um filme muito realista me revoltei também com a postura inicial da escola perante o fato. Nada muito diferente da realidade em nossas escolas.
Outro marco no filme é o silêncio. Importante personagem que nos revela a intensidade do filme.
Por fim, é um filme educativo. Pode ser assistido nas escolas, em sessões educativas, de forma a orientar os(as) alunos(as) quanto ao tema e incentivar os(as) adolescentes a não aceitarem tamanha violência e denunciarem este mal social.
Conceitos:
Bullying (bully = “valentão”): todas as formas de atitudes agressivas, de intimidação e ridicularização, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente. São exercidas por um indivíduo ou um grupo, causando dor, vergonha, culpa, depressão, baixa autoestima, angústia e suicídio. O objetivo é intimidar e/ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender. É o retrato de uma relação desigual de forças e poder.
Consequências do Bullying: os que sofrem de bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos, depressivos e com baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento e podem desenvolver comportamento agressivo como forma de proteção. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
Bullies: agressores

Livros relacionados:
- Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz
Cleo Fante – Editora Verus.
- Bullying – Mentes perigosas nas escolas
Ana Beatriz Barbosa Silva – Editora Fontanar

Nenhum comentário:

Postar um comentário